top of page

Consciência

Curadoria: Samuel Graças

Coquetel de abertura: 31/5/23

Encerramento: 8/4/23

Local: Centro Cultural Solar de Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

Artistas: Alisson Grilo, Andre Bringuenti, Antonio B. Carvalho, Gabriel Rodrigues, Gleidson Riff, Iriê Salomão, Jô Bianchi, Lucia Guim, Maximílian Rodrigues, Renata Kallahari, Rick Guedes, Sonia Gouveia, Thayná Guedes, Valéria Mendes, Vitor Luiz Bento Leite

17879851457858149.webp

Texto curatorial

Em sua pré-história o homem contou com uma habilidade basilar para a fomentação da consciência de sua singularidade frente aos outros animais: a capacidade de produzir arte. Por entre mãos espalmadas que documentavam sua existência, representações mágicas do que garantiria sua sobrevivência e registros de fenômenos astronômicos, o ser humano foi dando-se conta de sua humanidade. Assim sendo, o desenvolvimento histórico dessa nova e esquisita espécie de primatas, o homo sapiens, entrelaça-se visceralmente com o desenrolar da história da arte.

Em um mundo moderno, caótico e hyper conectado torna-se vital a investigação das conscientizações que a arte está impulsionando, de forma a tornar possível a compreensão da sociedade atual. Ao pesquisador cabe analisar essa melodia de forma, cor, símbolos e significados segundo a qual dançam tanto o indivíduo quanto o grupo.

A mostra Consciência navega no rio do micro para desaguar no “macro-mar”, tomando o esquema estético proposto por seus artistas como parte de suas psiquês que aqui revela-se em forma de pintura, fotografia e escultura. Objetivando um rompimento com a monofonia do corredor Rio – São Paulo, são apresentados ao público expositores de norte a sul do Brasil. Quinze forças criadoras cujos destinos tocam-se pela primeira vez a fim de, temporariamente, somar suas completudes para que o espectador possa mergulhar em um discurso intrinsecamente múltiplo.

 

Ao subir os degraus de Consciência, o visitante se confrontará com manifestações tangíveis de processos iniciados por epifanias criativas, porém, levados a cabo por indagações artísticas profundamente conectadas com a forma de existir. Abrangendo temas como a elevação pela espiritualidade, a conexão com o caos interno, a superação de entraves psicológicos, a fraqueza ante tormentos cotidianos, a defesa da técnica e a fé na sinceridade do autodidatismo, a exposição é perpassada por uma intensa procura em apurar as percepções da vida.

Samuel Graças

Doação ao Centro Cultural Solar de Botafogo

image.png

O acervo do Centro Cultural Solar de Botafogo cresceu. A instituição, conhecida por contar com uma preciosa gama de atividades artísticas reunidas em um espaço acolhedor e de profunda riqueza criativa, agora tem mais. Com intermediação do curador e historiador da arte Samuel Graças, o Solar recebeu em doação a obra “Profeta Oseas” do artista mineiro Iriê Salomão. Um valioso acréscimo a uma significativa estrutura formada por blocos musicais, portas cênicas, cores cinematográficas, cômodos pictóricos… arte. Muita arte!

A escolha por “Profeta Oseas” foi feita pelo ator Leonardo Franco, diretor e idealizador do centro cultural. O trabalho, produzido em 2016 em nanquim tracejado e aquarela, possui vínculo prévio com o espaço, visto que esteve presente na exposição “Consciência”, realizada pela Ícone Assessoria Artística, entre março e abril deste ano, no Solar de Botafogo.

Assim como a obra emerge de suas partes resultando em um todo, a instituição tem equivalente representação, mesclando pluralidade em forma única, partindo da junção à unidade, efervescência. Arte e suas conexões, elevando a obra de Iriê Salomão à condição de parte permanente do espaço artístico, além de comunhão no gesto, ao estabelecer pontes entre formas, junções e integração de fazeres.

A doação de "Profeta Oseas" é um marco na longa e bem-sucedida trajetória de Iriê Salomão, artista cuja caminhada deu origem a uma fecunda produção que une arte, história e pertencimento. Com profundidade e apuração técnica ímpar, suas criações destacam-se por fornecer ao observador expressivas possibilidades de apreciação e, por certo, transformação. Profeta Oseas e Solar Botafogo. Um trabalho de arte e uma instituição cultural. O encontro e a soma. Uma obra que agora vive em um lugar com muitas vidas vividas diariamente. Viva!

 

Ícone Assessoria Artística

bottom of page