top of page

Expressão 

Curadoria: Samuel Graças

Coquetel de abertura: 20/7/24

Encerramento: 29/7/24

Local: Centro Cultural Solar de Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

Artistas: Farley Cantidio, Fernanda Lis, Isabella Leme Villalpando, Júlio Xavier, Lua Clara Pasiani, Luciano Silveira Lemes, Marcos Serrador, Michael Silva, Renata Ludwig, Simone Fiorani Momente, Valéria Mendes

Obra Frantz Fanon, criação de Júlio Xavier, doada ao acervo do Centro Cultural Solar de Botafogo com intermediação do curador Samuel Graças. A escolha do trabalho ficou a cargo do ator Leonardo Franco, diretor da instituição.

Um pouco sobre a personalidade homenageada:

Frantz Fanon nasceu em 20 de julho de 1925, na Martinica, sob colonização francesa. Foi um importante intelectual, médico psiquiatra e ativista, especialmente no que tange às questões raciais.
Dentre suas obras, é autor de Pele Negra, Máscaras Brancas (1951), em que evidencia a forma de operação e as consequências do racismo, e Os Condenados da Terra (1961), em que defende as lutas anticoloniais em curso naquele período. Fanon é precursor dos estudos pós-coloniais, decoloniais e anticoloniais, e inspirou nomes como Paulo Freire, Lélia Gonzalez, Neuza Santos Souza, e Beatriz Nascimento.

Fonte: https://www.fflch.usp.br/34657
Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da Universidade de São Paulo.    

Texto curatorial

Um dos aspectos mais fascinantes da arte é sua capacidade de comunicar o que somente palavras muitas vezes falham em expressar. Sentimentos íntimos podem ser transmitidos de maneira intensa e visceral através de um trabalho artístico. O artista utiliza cores, formas, sons e movimentos para criar uma linguagem visual ou auditiva que atinge o observador em um nível profundo e intuitivo. Além de ser um canal de expressão individual, a arte também desempenha um papel crucial na formação e transformação de culturas e sociedades. Ela é uma via poderosa de crítica social e política, questionando normas, expondo injustiças e propondo novas formas de pensar.


A exposição “Expressão” foi concebida como um mergulho na diversidade da criatividade humana, uma celebração a esta capacidade única de refletir e se expressar. As obras aqui reunidas expressam pensamentos individuais, porém, não apenas. Elas também questionam normas coletivas, assim servindo como um espelho crítico, refletindo as tensões e as aspirações de nosso tempo. A mostra apresenta trabalhos em pintura, desenho, calcogravura e colagem, cada um oferecendo uma perspectiva singular sobre a condição humana. Os artistas selecionados exploram temas como: autoimagem, crítica social e racial, direito das mulheres, memória afetiva, experimentação estética e universo interno.


“Expressão” apresenta onze artistas advindos dos quatro cantos do país, assim rompendo com a monofonia do eixo Rio-São Paulo. A diversidade de sotaques e narrativas destaca a pluralidade da produção artística contemporânea brasileira. Apresentando os nomes de Farley Cantidio, Fernanda Lis, Isabella Leme Villalpando, Júlio Xavier, Lua Clara, Luciano Silveira Lemes, Marcos Serrador, Michael Silva, Renata Ludwig, Simone Fionari Momente e Valéria Mendes, a exposição busca mostrar como cada expositor se apropria da arte, fazendo dela um canal distinto para a expressão criativa.


O convite é para ir galgando os degraus do belo Solar de Botafogo com o olhar atento e coração aberto, permitindo que os trabalhos revelem suas histórias e emoções. Que esta mostra inspire significativas reflexões sobre a capacidade do ser humano de criar e se comunicar, a fim de testemunhar o poder expressivo da criação artística.

Samuel Graças

bottom of page